Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 27 n. 2 (2016); 454-468
Palavras-chave:
Hospitalidade; Narrativa cinematográfica; Mimese e diegese; Análise fílmica; Mundos possíveis e existentes reais.
Resumo: Este texto aborda o universo pragmático e teórico da relação de hospitalidade vivenciada na trama ficcional do filme O Conto Chinês. A partir de referenciais conceituais contemporâneos sobre semântica ficcional e do conceito de diegese utilizados na análise fílmica, divergentes da concepção platônica e aristotélica de mimese, é retomada a trama e o universo narrativos do filme para refletir sobre vários aspectos da hospitalidade vivenciados entre o hospedeiro e o hóspede nessa obra de ficção. Recorre-se, nessa direção, a conceitos tais como hospitalidade condicional, tolerância, acolhida limitada, concessão condescendente, bidimensionalidade e sociodinâmica do acolhimento. À guisa de considerações finais, a análise fílmica transita para o mundo real, destacando a importância do sentido do encontro das subjetividades diferentes, mas não indiferentes, como também do sentido de querer e festejar esse encontro.