Resumo: Este estudo objetiva desenvolver e validar uma escala para a mensuração da capacidade turística das empresas que atuam neste segmento. As capacidades turísticas abordadas neste trabalho são compreendidas como a capacidade das organizações que atuam no setor turístico em gerenciar potencialidades internas da empresa com vistas a agregação de valor aos serviços prestados. Por meio destas, torna-se possível a diferenciação e o desenvolvimento de vantagens competitivas, bem como o fortalecimento destas organizações. Para tanto, pesquisa exploratória e descritiva foi realizada com 65 hotéis com foco no turismo, localizados em diferentes regiões da cidade de São Paulo. Os resultados encontrados revelaram cinco capacidades turísticas determinantes para a diferenciação competitiva destas empresas, as quais compõe o construto proposto nesta pesquisa, sendo estas: geração de atendimento personalizado ao turista; conhecimento sobre os atrativos turísticos (locais) do município e região; atenção aos novos acontecimentos turísticos (locais) no município e região; conhecimento sobre a história local e regional; e, localização próxima a pontos estratégicos. Conclui-se que a compreensão das capacidades turísticas desenvolvidas por empresas hoteleiras pode contribuir para o entendimento de fatores que favorecem a capacidade adaptativa destas empresas considerando as características do ambiente dinâmico do setor. Da mesma forma, pode fornecer evidências que permitam o entendimento de como estas empresas alcançam e sustentam vantagens competitivas, o que resulta em um novo campo de pesquisa para essa temática.