Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 26 n. 1 (2015): Especial; 112-138
Palavras-chave:
Qualidade de serviços; Atrativos turísticos; Demanda turística; Florianópolis
Resumo: A análise da demanda turística pode ser realizada a partir de diferentes prismas. No mercado dinâmico e competitivo do turismo, identificar a percepção de qualidade do turista é relevante para a melhoria da gestão de destinos, atrativos, meios de hospedagem, restaurantes e outros equipamentos. A partir disso, o objetivo desta pesquisa é identificar a percepção do turista sobre a qualidade de serviços em atrativos turísticos de Florianópolis. Esta pesquisa classifica-se como quantitativa, descritiva e de campo. O instrumento utilizado foi o questionário fechado, aplicado junto a 476 turistas de Florianópolis, selecionados por conveniência entre fevereiro e março de 2014. Os dados foram tabulados e analisados com estatística descritiva e inferencial, utilizando o Software SPSS. Os principais resultados indicam que os turistas percebem a qualidade de serviços em atrativos num nível de mediano a bom. As categorias acesso, segurança e qualidade técnica foram as que tiveram pior avaliação. A categoria experiência foi a única que ultrapassou o nível bom. Verificou-se que os indicadores de segurança, acessibilidade de pessoas com deficiência, banheiros, limpeza, infraestrutura, preço, sinalização interna e localização/acessibilidade necessitam de atenção prioritária e gestão para mudanças.