Publicações de Turismo
Nova busca:        


A Pesquisa Narrativa na Investigação das Experiências Turísticas Relacionadas ao Consumo de Souvenirs: uma abordagem fenomenológica
 
     A Pesquisa Narrativa na Investigação das Experiências Turísticas Relacionadas ao Consumo de Souvenirs: uma abordagem fenomenológica
     The Narrative Research in the Tourism Experience Investigation related to the Souvenirs Consumption: A phenomenological approach
     El Estudio Narrativo en la Investigación de las Experiencias Turísticas relacionado con el Consumo de Souvenirs: Un enfoque fenomenológico


Autor(es):
Horodyski, Graziela Scalise
Manosso, Franciele Cristina
Gândara, José Manoel Gonçalves


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 25 n. 1 (2014); 203-230

Palavras-chave:
Experiência turística; Espaço geográfico; Consumo de souvenirs; Fenomenologia.


Resumo: O souvenir pode ser considerado um produto experiencial, partindo-se do entendimento de que este objeto carrega inúmeros significados para o consumidor, podendo ser considerado um elemento significativo para a ‘tangibilidade’ da experiência turística. A análise destas experiências, que permeia o universo do consumo dos souvenirs, requer uma abordagem qualitativa. Desse modo, optou-se pelo método fenomenológico para a realização de uma entrevista narrativa, com o objetivo de se compreender a experiência humana no espaço geográfico e turístico e suas relações com o consumo de souvenirs. Como resultados da pesquisa, tem-se que o consumo de souvenir afeta diretamente as experiências turísticas, pois a entrevistada manifestou, por meio do diálogo, seu interesse por objetos que representem as suas emoções durante a viagem, demonstrando que estes produtos tornam palpáveis as experiências vividas nos destinos turísticos por ela visitados.