Fonte: Caderno Virtual de Turismo; v. 18, n. 2 (2018)
Palavras-chave:
Turismo gastronômico; Desenvolvimento regional; Queijo minas artesanal do Serro.
Resumo: Práticas alimentares tradicionais incorporadas ao turismo local podem tornar-se mais do que manifestações culturais e identitárias, elementos estratégicos para uma “marca” local. Assim, objetivou-se analisar o turismo gastronômico relacionado ao queijo minas artesanal do Serro. Especificamente buscou-se verificar a percepção e atitude do turista com relação ao QMA do Serro e atividades relacionadas ao produto; analisar a opinião de stakeholders; e tecer apontamentos com relação ao aproveitamento turístico do QMA do Serro e o desenvolvimento econômico e cultural. A teoria de sustentação discutiu a influência do turismo gastronômico no desenvolvimento regional (econômico e cultural). Para tal fim, optou-se por um estudo de caso de design rígido, planejado e com proposições bem definidas. A coleta de dados contemplou um questionário aos turistas que visitaram a região queijeira (103 respostas válidas); entrevistas com pessoas envolvidas com a produção ou comercialização do QMA do Serro (15 sujeitos) e análise documental. A análise se deu por análise de conteúdo e estatística descritiva. O potencial turístico do QMA do Serro é confirmado, contudo, há subaproveitamento de recursos que parece implicar em baixo incremento econômico e de trocas de conhecimentos limitadas, que poderiam melhor ocorrer em redes.