Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 17 n. 3 (2006); 56-74
Palavras-chave:
estratégia; futuro; turismo; visão e organizações.
Resumo: Este artigo discute como as entidades ligadas à área de turismo em Natal (RN) consideram o impacto do futuro e sua relação com as estratégias adotadas. São apresentados os aspectos teóricos da visão de futuro e os resultados de um estudo de caso, com pesquisa de campo, realizado com os dirigentes de instituições privadas, governamentais e de ensino de Natal (RN). O estudo revelou que os gestores dessas entidades preocupam-se com questões estratégicas e reconhecem a necessidade de um planejamento eficaz para a construção do futuro desejado, mas procuram manter o status quo e suas conquistas, sem preocupação efetiva com o porvir. Concluiu-se que, nessas entidades, não há a visão de futuro compartilhada por causa de fatores como a falta de sintonia quanto à própria atividade e as percepções diferentes sobre o que está sendo feito atualmente para enfrentar os desafios do futuro.