Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 17 n. 3 (2006); 24-35
Palavras-chave:
turismo e gestão pública; consolidação de destino; estratégias de produto; estratégias de comunicação; SPTURIS; São Paulo (cidade e Estado); Brasil.
Resumo: Estudo preliminar que descreve e provoca a reflexão de como São Paulo vem se estruturando, a partir das ações do órgão oficial de turismo da cidade, São Paulo Turismo, para se consolidar como um destino turístico diversificado que atenda tanto aos interesses dos turistas de negócios quanto aos dos turistas de lazer. Apresenta dados gerais do turismo e discute as resistências e dificuldades para o seu desenvolvimento na cidade. Enfoca o destino São Paulo, explicitando as ações estratégicas da SP TURIS direcionadas ao produto e à comunicação, efetivadas em 2005, e os resultados delas decorrentes. Considera que o grande desafio é transformar São Paulo em uma cidade global e exercitar a gestão local com atuação integrada e responsável do tripé 'setor público, setor privado e universidade'; e, além disso, produzir produtos inusitados, originais, diferenciados, tematizados, que atendam a nichos de mercados e gerem valor econômico.