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Considerações sobre turismo, comunidade e educação ambiental: o caso de Ibitipoca
 
     Considerações sobre turismo, comunidade e educação ambiental: o caso de Ibitipoca
     
     


Autor(es):
Botelho, Eloise Silveira


Periódico: Caderno Virtual do Turismo

Fonte: Caderno Virtual de Turismo; v. 6, n. 3 (2006):

Palavras-chave:
; Turismo; Desenvolvimento comunitário; Educação ambiental; Tourism; Community development; Environmental education;


Resumo: O presente estudo tem por objetivo investigar, através de uma pesquisa qualitativa, o modelo de desenvolvimento que os moradores de Conceição de Ibitipoca, Minas Gerais, adotam e como se dá a participação para a legitimidade desse desenvolvimento, em que o turismo é uma das atividades econômicas principais, tendo a educação ambiental e a psicologia social comunitária como norteadores teórico-metodológicos do trabalho. A localidade abriga a sexta unidade de conservação mais visita do Brasil e nos últimos 10 anos, assistiu a um crescimento desordenado do turismo, fazendo com que a população se mantivesse desunida diante das questões ambientais e comunitárias. Atualmente, uma mudança no paradigma de desenvolvimento pode ser vislumbrada, pois há uma maior aproximação das instituições locais junto