Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 10 n. 1 (1999); 28-46
Palavras-chave:
demanda turística; perfil do turista; estratégia turística; Sergipe; Brasil.
Resumo: Traça o perfil dos turistas que visitam Aracaju; identifica suas principais motivações e fatores que influenciam seus hábitos de viagem; avalia sua percepção em relação aos atrativos turísticos do Estado; e analisa o grau de convergência e divergência entre as percepções dos turistas e dos empresários. Foram entrevistados quatrocentos turistas e os dados coletados foram analisados pelo programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS). As conclusões extraídas deste estudo foram: os horizontes do turismo em Sergipe estão limitados praticamente ao Estado vizinho, o Estado da Bahia; o turista desconhece os principais atrativos do Estado, pois permanece apenas na capital e, de maneira geral, mostrou-se pouco crítico em sua avaliação do produto turístico e da infra-estrutura. Algumas sugestões são feitas para a formulação e implementação de estratégias que possam contribuir para a transformação desse cenário.