Fonte: Caderno Virtual de Turismo; v. 19, n. 2 (2019)
Palavras-chave:
Turismo de experiência; Consumo; Vivência; Transformação.
Resumo: Oferecer experiências em vez de serviços/produtos é um tópico que tem gerado atenção da academia e das organizações. As atividades turísticas possuem interseção com a experiência do visitante e o comportamento de consumo. Este trabalho tem o objetivo de revisar sistematicamente os estudos sobre a experiência turística. Para tanto, revisaram-se três periódicos de relevância nacional – Estudios y Perspectivas en Turismo (EyPT), Caderno Virtual de Turismo (CVT) e Revista Brasileira de Pesquisas em Turismo (RBTur) – bem como três periódicos de alto impacto internacional – Annals of Tourism Reserch (Annals), Tourism Management (TM) e Journal of Travel Research (JTR). As análises compreenderam três aspectos: i) métodos, ii) enfoque da unidade de análise e iii) abordagem da experiência dos artigos encontrados. Classificaram-se os estudos quanto à abordagem da experiência como: 1) vivência; 2) consumo; 3) transformações. Também são apontadas lacunas de pesquisa e orientações para pesquisas futuras.