Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 19 n. 3 (2008); 405-423
Palavras-chave:
marketing; promoção turística; Roteiro dos Bandeirantes.
Resumo: A promoção é uma atividade que impulsiona o desenvolvimento do turismo. Porém, os produtos turísticos devem utilizá-la adequadamente. A fim de verificar a existência de entraves para a promoção do Roteiro dos Bandeirantes, foram realizadas entrevistas com representantes do consórcio, responsável pela sua gestão, dos organismos de turismo dos municípios de Cabreúva e Salto, e da Associação Pró-Desenvolvimento do Turismo da Estância Turística de Itu - Prótur. Por meio da pesquisa realizada, constatou-se que o consórcio não está registrado em cartório, impossibilitando a captação de recursos financeiros. Além disso, a ausência de um plano de marketing que oriente as ações promocionais, somada à incoerência de alguns atrativos do roteiro com a temática bandeirista representam obstáculos que devem ser dissolvidos para o desenvolvimento do produto.