Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 19 n. 1 (2008); 85-102
Palavras-chave:
agência de turismo; comportamento do consumidor; tomada de decisão.
Resumo: O segmento turístico tem passado por profundas transformações, dentre estas, a chamada 'desintermediação'. Saber o que leva o consumidor a escolher uma agência dentre outras, ou comprar direto dos fornecedores turísticos é um fator importante para a sobrevivência desse tipo de organização. O artigo tem por objetivo identificar esses motivos entre o público universitário. Para a elaboração do instrumento de coleta foi realizado um levantamento qualitativo inicial, a fim de identificar as variáveis que o consumidor considera mais relevantes, as quais foram utilizadas para estruturar um questionário em escala Likert de 5 pontos. Foi aplicada uma pesquisa de corte transversal com 150 alunos de uma instituição de ensino. Identificou-se que a maioria dos entrevistados considera o atendimento como fator mais importante na escolha de uma agência. A análise fatorial mostrou que a propensão de desintermediação é mais relevante entre os mais jovens e entre as pessoas que viajam com mais freqüência.