Periódico: Revista Latino-Americana de Turismologia
Fonte: Revista Latino-Americana de Turismologia; v. 5 n. 1 e 2 (2019): Current Issues on Tourismology in Latin America
Palavras-chave:
Modelos de gestão; Turismo; Turismo religioso; Turismo cultural.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi identificar alguns modelos de gestão que foram desenvolvidos para o segmento de turismo cultural-religioso no México. Com o propósito de estabelecer uma abordagem teórico-conceitual que serviria para fundamentar um projeto de pesquisa em desenvolvimento neste segmento de turismo. Uma metodologia exploratório-descritiva não experimental foi estabelecida, através da revisão documental de artigos científicos sobre turismo cultural, modelos católicos-religiosos e de gestão. Os resultados mostram que o turismo religioso-católico não foi estabelecido como uma oportunidade de crescimento e atração turística secular que o torna um produto turístico atraente para todos os tipos; Ainda não dispomos de informações precisas para diferenciar este produto turístico de outros, como o turismo cultural e de peregrinação, que permite estabelecer modelos de gestão voltados para o desenvolvimento deste setor.