Fonte: Caderno Virtual de Turismo; v. 14, n. 2 (2014)
Palavras-chave:
Inovação; Empreendedorismo; Negócios hoteleiros de pequeno porte
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar as ações inovadoras implementadas por empreendedores em empresas hoteleiras de pequeno porte. A estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de casos múltiplos. Foram analisados os casos de três empresas pertencentes ao setor hoteleiro no estado de Sergipe. Os resultados indicam que nos hotéis analisados são desenvolvidos os quatro tipos de inovação propostos pelo Manual de Oslo: inovação de serviço; processo; organizacional e de marketing. Foi destacado o papel do SEBRAE como facilitador para introdução destas inovações. Os maiores obstáculos para inovar estão associados a aspectos financeiros, falta de mão de obra qualificada e falta de envolvimento dos funcionários. Apesar das dificuldades, observou-se que a adoção de práticas inovadoras proporciona diversos benefícios tais como: redução de custos, aumento na satisfação dos clientes, aumento de clientes e melhor desempenho na prestação dos serviços.