Resumo: O Carnaval, apesar de ser como um tipo um tipo de festival de celebração cultural, tem sido visto como uma importante atividade econômica e turística que movimenta uma extensa cadeia produtiva. Embora os festivais ocorram em quase todo o mundo, e o Carnaval em particular nas diversas regiões brasileiras, eles são pouco estudados do ponto de vista da sua organização e gestão. Usando como exemplo o Carnaval de Vitória-ES, o objetivo deste artigo consiste em analisar e compreender como ocorre o processo de colaboração interorganizacional inerente à produção do desfile das escolas de samba. Para isso realizamos um estudo qualitativo com aplicação do método de estudo de caso, entrevistas em profundidade e análise documental. Os resultados mostram que a compreensão do processo colaborativo é importante para o próprio desenvolvimento do festival, tendo em vista que as pesquisas na área de gestão de eventos e de festivais mostram que parte significativa do sucesso e fracasso neste campo depende sobretudo de uma gestão adequada dos stakeholders. Ou seja, da dinâmica de relacionamento entre os múltiplos atores que fazem o espetáculo acontecer.Palavras chave: Festivais Criativos; Gestão Colaborativa; Carnaval; Vila Velha-ES.