Turismo; Geografia; Planejamento Urbano e Regional; Turismo; Território; Redes sociais; Desenvolvimento Regional.
Resumo: O estudo das redes sociais é relevante para melhor compreender os atores sociais e suas relações e interações sociais. Assim, procura-se entender o modo como se articulam os atores, os conflitos presentes nas relações sociais, entre outros temas. Neste ensaio se aborda a relação das redes sociais e o turismo. Buscou-se evidenciar as correlações entre a formação de redes sociais, a expansão da atividade turística e o desenvolvimento regional. Apresenta-se como objetivo uma reflexão sobre a relação entre a configuração de redes sociais e os agentes do turismo na dinamização da atividade turística e promoção do desenvolvimento regional. Portanto, esse artigo se constitui em uma discussão teórica baseada na revisão bibliográfica produzida sobre a temática em foco. Notou-se que a revisão do papel de cada agente social do turismo nos processos de apropriação dos territórios turísticos e das redes regionais estabelecidas favorece uma nova instância de gestão para o desenvolvimento do setor. Portanto, ações de cooperação em rede estão diretamente relacionadas com o fortalecimento da gestão no âmbito regional, a descentralização da gestão, e a promoção de dinâmicas do desenvolvimento regional.