Fonte: Caderno Virtual de Turismo; v. 16, n. 3 (2016)
Palavras-chave:
Resumo: Este artigo pretende estabelecer reflexões sobre as dinâmicas e a importância das formações de redes para organização e promoção da atividade turística. Estudamos a rede Brasilidade Solidária. O objetivo da rede é divulgar ações que se aproximem do conceito de turismo solidário e contribuir com a gestão da atividade. Trabalhamos com a observação participante e com a pesquisa-ação. Atuamos em todos os processos de desenvolvimento do turismo nas localidades (reuniões, conhecimento dos territórios e produção de novos roteiros). Os dados de pesquisa foram organizados em seis categorias de análises: disputas e divergências; indicações e não linearidades; rede e política; redes sociais virtuais; rede e visibilidade e densidade da rede. Consideramos que a formação de redes é fundamental para o desenvolvimento da atividade turística, mas que a sua dinâmica precisa ser pensada de forma crítica e requer uma abordagem complexa capaz de superar os desafios e contribuir para o desenvolvimento local.