Publicações de Turismo
Nova busca:        


Consultor de viagens: o profissional do novo mercado turístico
 
     Consultor de viagens: o profissional do novo mercado turístico
     Travel consultant: the new touristic market professional
     


Autor(es):
Menezes, Vanessa de Oliveira
Staxhyn, Ana Paula Santos


Periódico: Turismo e Sociedade

Fonte: Turismo e Sociedade; v. 4, n. 2 (2011)

Palavras-chave:
; Agência de Turismo; Consultoria de Viagens; Consultor de Viagens.


Resumo: As agências de turismo estão modificando suas formas de negócio e como comercializam seus produtos; isso se deve às transformações que a globalização e a evolução da tecnologia trouxeram para o mercado de viagens. Uma dessas formas é a consultoria de viagens, modalidade esta, que oferece conhecimento especializado e confiabilidade nas informações. A fim de oferecer contribuição sobre o assunto, o objetivo geral deste artigo é fazer uma discussão teórica acerca do tema consultoria de viagens, dando ênfase à figura do consultor. A metodologia aplicada neste estudo foi a de pesquisa bibliográfica, onde se buscou em livros, artigos, periódicos específicos da área de agenciamento e correlatos, o que foi produzido sobre o tema em questão. Os resultados obtidos mostraram que o consultor de viagens é uma evolução do agente de viagens. Que este profissional deve possuir habilidades e competências diferentes das esperadas pelos agentes e que esta modalidade precisa ser mais discutida e disseminada pelos gestores dos empreendimentos ligados ao mercado de viagens.