Turismo e Tecnologias da Informação e da Comunicação; Marketing eletrônico; Destino turístico; Brasil; Promoção
Resumo: AadoçãodasTecnologiasdaInformaçãoedaComunicaçãoedainternetéimportanteparaapromoçãodedestinosturísticosemnívelglobal. No entanto, para umdestino turístico sedistinguirdetantos outros aoalcancedopúblicoviainternet,torna-seessencialodesenvolvimentodeprojetosdeMarketingeletrônico. Nesse sentido, apresenta-se um estudo com o objetivo de investigarasestratégiasdeMarketingeletrônicodoBrasilcomodestinoturísticointernacionaladotadaspeloInstitutoBrasileirodeTurismo(EMBRATUR)paraverificarseatendem asdemandasdonovoturista. Trata-sedeumapesquisaexploratóriaedecaráterqualitativobaseadaemrevisãodeliteraturaenaanálisedoportalwww.braziltour.com,conformeométodoaplicadoaoestudodapromoçãodedestinosturísticos via Web deDíazLuque (2005) com foco em quatro aspectos: conteúdo informativo, capacidade de comercialização e distribuição, canais de comunicação interativos usados e versões do portal em idiomas estrangeiros. Conclui-sequenoportalháinformaçõesrelevantessobreopaís, emboraoconteúdonãoestejabemdistribuído; aspectosnaturaiseculturaispredominamcomoimagensdamarcaBrasil; háumusointensoderecursosdaWeb 2.0 parainteragircomopúblicoestrangeiroeversões do portalemidiomasdiversos.