Fonte: Ateliê do Turismo; v. 4 n. 2 (2020): Agosto - Dezembro ; 106-128
Palavras-chave:
Cavalhada de Poconé. Mato Grosso. Turismo. Identidade. Não-Lugar.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo estabelecer uma relação entre a geografia e o turismo, a partir da apresentação destas disciplinas no decorrer do século XX. Buscamos apresentar os principais conceitos da geografia, como espaço e lugar, e relacioná-los metodologicamente com o recorte espacial do município de Poconé, no estado de Mato Grosso, Brasil por meio da sua tradicional festividade, conhecida como Cavalhada de Poconé. Tecemos análises sobre essa festa em relação à questão de identidade e memória, que é atribuída pela mídia e pelos governos municipal e estadual como um evento turístico que apresenta a Cavalhada atrelada à cultura e história da população do município de Poconé. Desse modo, esta pesquisa procura demonstrar que a Cavalhada de Poconé generaliza os aspectos da identidade e história como sendo um ato tradicional para disseminar a imagem de um atrativo turístico. A pesquisa nos fez perceber que a imagem da Cavalhada, difundida através da mídia e dos governos municipal e estadual como uma manifestação cultural e identitária da população de Poconé, é utilizada na propagação de um atrativo turístico que não tece relações de igualdade entre os grupos sociais de Poconé e reproduz um não-lugar.