Fonte: Ateliê do Turismo; v. 2 n. 1 (2018): Janeiro - Julho; 74-99
Palavras-chave:
Resumo: A chegada das OTA’s através da internet revolucionou a maneira pela qual o cliente compra os produtos e serviços dentro do meio de hospedagem fazendo com que gestores estejam atentos para essa nova realidade do mercado. O estudo realizado teve como objetivo analisar o motor de reservas enquanto ferramenta de vendas na rede hoteleira de Foz do Iguaçu. Tratou-se de um estudo exploratório descritivo qualitativo, de cunho observacional, utilizando o buscador de meios de hospedagem Hotel In Site, onde constatou o cadastro de 166 meios de hospedagem no município de Foz do Iguaçu, sendo estes a amostra para a pesquisa. Identificou-se quais as ferramentas utilizadas para a venda dentro dos meios de hospedagem, tendo sido constatado que a metade dos meios de hospedagem estudados utilizam a ferramenta de reserva online (motor de reservas), com intuito de não depender das OTA’s para maximizar sua taxa de ocupação.