Fonte: RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo; v. 9 n. 2 (2019); 191-216
Palavras-chave:
Cinema; Marketing; Turismo
Resumo: O presente artigo procura analisar a relação entre o marketing turístico e o segmento de turismo cinematográfico como forma de divulgação de destinos no nordeste brasileiro, visto o alcance desse tipo de ferramenta, que atinge os mais diversos públicos e a facilidade de acesso aos serviços de streaming que possibilitaram o consumo de produções audiovisuais com uma melhor qualidade e comodidade. O foco do trabalho no nordeste busca propor uma nova segmentação de turismo para a região a qual já foi cenário de diversas produções, para que assim aumente a oferta turística e consequentemente a demanda no local. A pesquisa desenvolvida foi de natureza exploratória, tendo como técnica de coleta de dados a aplicação de questionários online via Google Forms com participantes de grupos de cinema e turismo no Facebook. Os dados coletados mostraram que o cinema pode funcionar como uma ferramenta de promoção de destinos turísticos no nordeste, pois as produções ambientadas na região atingem os mais diversos públicos das diferentes regiões do país.