Publicações de Turismo
Nova busca:        


Análise da promoção e divulgação turística sob a ótica dos gestores públicos em turismo dos municípios da Rota da Amizade no Estado de Santa Catarina, Brasil
 
     Análise da promoção e divulgação turística sob a ótica dos gestores públicos em turismo dos municípios da Rota da Amizade no Estado de Santa Catarina, Brasil
     Analysis of tourist promotion and dissemination the perception of the public managers in the municipalities of “Rota da Amizade” in Santa Catarina, Brazil
     Análisis de la promoción y difusión turística basada em la perspectiva de los gerentes de públicos en los municipios de la ruta turística “Rota da Amizade” en Santa Catarina, Brasil


Autor(es):
Côrso, Kárin Ane


Periódico: Caderno Virtual do Turismo

Fonte: Caderno Virtual de Turismo; v. 12, n. 2 (2012)

Palavras-chave:
; Divulgação; Promoção; Turismo; Administração Pública;


Resumo: O presente trabalho objetiva conhecer a percepção dos gestores em turismo das administrações públicas dos municípios do Estado de Santa Catarina componentes da Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau, em relação à promoção e divulgação turística neste território, buscando investigar se este posicionamento contribui para o desenvolvimento turístico. Em relação ao método de pesquisa, optou-se pelo tipo qualitativo, com elaboração de entrevistas estruturadas, aplicadas junto aos gestores públicos dos municípios da Rota da Amizade. A pesquisa demonstrou que a percepção dos gestores no que faz referência ao turismo e à divulgação e promoção turística dos municípios é positiva e contribui de fato para o desenvolvimento do turismo naquelas cidades, entretanto, nota-se que é latente a necessidade de maiores investimentos em capacitação, especificamente no órgão local de fomento ao turismo. Observou-se, também, a necessidade de ações estruturantes que envolvam a preparação do destino para receber o visitante, as quais devem ser pautadas em planejamento e monitoramento constante.