A convergência da sustentabilidade ambiental com os cruzeiros marítimos em dois momentos: na pesquisa acadêmica e na comunicação das empresas do setor
A convergência da sustentabilidade ambiental com os cruzeiros marítimos em dois momentos: na pesquisa acadêmica e na comunicação das empresas do setor
The convergence of environmental sustainability and ocean cruises in two moments: in the academic research and corporate communication
La convergencia de la sostenibilidad ambiental con los cruceros marítimos en dos momentos: en la investigación académica y en la comunicación de las empresas del sector
Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo
Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 12 n. 2 (2018): maio/agosto; 152-178
Palavras-chave:
Desenvolvimento sustentável. Sustentabilidade. Sustentabilidade ambiental. Cruzeiros marítimos. Estratégia.
Resumo: A preocupação com a paz universal, com a liberdade, com o futuro das pessoas e do planeta tem sido motivo para a realização de diversas Conferências organizadas pela ONU, o que tem gerado debates visando o desenvolvimento globalmente sustentável. Esses esforços resultaram na elaboração da Agenda 2030 e seus 17 Objetivos para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo que um deles, o objetivo 14, reflete a preocupação com a conservação e o uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos e é nesse contexto que esta pesquisa é apresentada, tendo os navios de cruzeiros marítimos como objeto de estudo e a sustentabilidade ambiental como a principal dimensão pesquisada. Em um primeiro momento, o estudo procurou identificar, através da convergência das dimensões sustentabilidade ambiental e cruzeiros, as contribuições para o setor de cruzeiros que promovam os ODS. Para este fim, realizou-se uma análise bibliométrica da produção científica no ambiente dos navios de cruzeiros, restringindo-se o foco da pesquisa às práticas ambientalmente sustentáveis. Como segundo objetivo, a pesquisa expõe a predisposição estratégica das companhias marítimas em divulgar suas iniciativas ambientais ao mercado. A pesquisa identificou a baixa produção científica com ênfase na convergência dos dois temas pesquisados, obtendo-se apenas 12 artigos científicos publicados até agosto de 2017. Relativo à divulgação das práticas ambientalmente sustentáveis, verificou-se que apenas 22,6% das 31 companhias de cruzeiros pesquisadas, divulgam essas informações em seus websites corporativos.