Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo
Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 11 n. 2 (2017): maio/agosto; 270-293
Palavras-chave:
Teoria institucional. Turismo. Imagem de destino. Estratégia de destino. Legitimidade.
Resumo: Neste artigo de perspectiva, trazemos a teoria institucional para a atenção da pesquisa em turismo como uma teoria válida e em evolução que pode trazer contribuições para análises no turismo. Mostramos que a teoria institucional ainda é subutilizada no turismo e desenvolvemos uma série de proposições sobre como a teoria institucional pode ser útil para analisar a imagem do destino e a adequação entre a imagem de destino para os turistas e para a população local. Especificamente, mostramos como os conceitos institucionais centrais de legitimidade, isomorfismo, hibridização e categorização influenciam as estratégias de destinos quanto à sua imagem. Contribuímos para a teoria institucional discutindo o uso de uma abordagem institucional no turismo, fornecendo a análise de questões tradicionais com o uso da teoria institucional.