Imagem e identidade turísticas relacionadas às práticas e bens culturais percebidas pelos residentes: perspectivas a partir da cidade de Blumenau, Santa Catarina, Brasil
Imagem e identidade turísticas relacionadas às práticas e bens culturais percebidas pelos residentes: perspectivas a partir da cidade de Blumenau, Santa Catarina, Brasil
Tourism image and identity related to cultural practices and heritage perceived by residents: perspectives from the city of Blumenau, Santa Catarina, Brazil
Imagen e identidad turísticas relacionadas a las prácticas y bienes cul-turales percibidos por los residentes: perspectivas a partir de la ciudad de Blumenau, Santa Catarina, Brasil
Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo
Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 11 n. 2 (2017): maio/agosto; 320-346
Palavras-chave:
Identidade cultural. Cultura Cervejeira. Promoção turística.
Resumo: Propósito do tema: O crescimento do turismo proporcionou um grande aumento dos produtos turísticos que são ofertados no mercado. Antes de tomar a decisão, acerca de sua viagem e diante de tantas opções, o turista busca se informar sobre os mais variados destinos. A imagem de destino, criada por meio dessa busca, é um estímulo fundamental para o turista. Embora exista uma variedade de fatores que compõem uma imagem de determinado destino, são os seus elementos próprios que constituem a sua identidade cultural. Criar uma identidade de um lugar, envolve também a participação dos residentes do destino. Objetivo: Esse estudo busca analisar a cultura cervejeira, como uma possível identidade cultural de Blumenau e, para tanto, leva em conta as atitudes dos residentes. Metodologia e abordagem: A pesquisa é considerada exploratória e descritiva, com método quantitativo. A partir da revisão da literatura sobre o assunto, doze hipóteses foram estabelecidas. Realizou-se a coleta e análise de dados que contou com os seguintes procedimentos estatísticos: Alfa de Cronbach, a Correlação de Spearman e o teste de hipóteses, por meio do programa SSPS. Resultados: Os resultados, obtidos na pesquisa, confirmaram sete, das doze hipóteses, o que indica a existência de relações positivas entre a influência dos hábitos dos residentes e as dimensões da identidade de Blumenau. Originalidade: Conclui-se que é possível a utilização da cultura cervejeira como uma identidade cultural da cidade, o que a torna adequada à sua promoção turística.