Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo
Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 8 n. 3 (2014): setembro/dezembro; 403-418
Palavras-chave:
Rede Social; Turismo; Jornalismo especializado na internet.
Resumo: Este artigo busca fornecer subsídios para uma avaliação objetiva da importância das redes sociais baseadas na internet, como fonte de informação em turismo. O foco são pesquisas qualitativas feitas pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), auditorias do Instituto Verificador de Circulação (IVC), entrevistas com jornalistas e especialista em mídia digital, e consultas realizadas no portal O Tempo. O método escolhido foi uma abordagem qualitativa e exploratória, através de estudo de caso. A coleta de dados envolveu um levantamento de dados documentais e entrevistas direcionadas. Em termos de resultados, constatou-se que o uso das redes sociais foi feito por públicos estimados de 8,8 milhões a 10,7 milhões de pessoas, apenas na empresa jornalística pesquisada, no ano de 2011. Identificou-se, ainda, que a ampliação exponencial de possibilidades de contatos diretos com públicos diversos, nos ambientes das redes sociais, induz à aproximação e fidelização do leitor e o jornalista e, ao mesmo tempo, facilita o acesso à informação, o que possibilita o desenvolvimento de veículos de comunicação específicos para esses novos meios.