Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo
Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 8 n. 2 (2014): maio/agosto; 185-200
Palavras-chave:
Interculturalidade; Pesquisa; Turismo.
Resumo: A diversidade cultural é uma das características do mundo atual e apresenta oportunidades para novas abordagens na investigação social. O turismo como um objeto de estudo intercultural é uma questão que deve ser investigada por meio de pesquisas. Nesse contexto, o presente trabalho considera o turismo mais que um objeto de consumo, é primeiramente um fenômeno cuja possibilidade de ser analizado e interpretado está no significado e transcendência que o ser humano lhe dá como fenômeno. A finalidade da investigação é o estabelecimento de um grau de interdisciplinaridade entre os estudos de turismo e o mundo atual, rico em diveresidade cultural e fatos sociais complexos. O trabalho aborda três eixos principais: o primeiro relacionado ao plano da intercuturalidade como visão espistêmica do fenômeno do turismo. O segundo apresenta uma reflexão sobre o panorama ético crítico entre o turismo e a interculturalidade e; o terceiro propõe o turismo como fenômeno intercultural e ético. Conclui-se que o fenômeno do interculturalidade e do turismo são categorias que se correspondem em algum momento.