Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo
Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 9 n. 2 (2015): maio/agosto; 278-297
Palavras-chave:
Redes de hospedagem. Inovação no turismo. Estrutura de hospedagem brasileira.
Resumo: Esta pesquisa identificou as redes de hospedagem brasileiras por meio de indicadores da infraestrutura de serviços comercializados nos estabelecimentos turísticos que formam essas redes. A teoria consultada compreendeu a discus-são das técnicas estruturais presentes na Análise de Redes Sociais. O estudo apresentou três etapas: pesquisa docu-mental, criação de bancos de dados e entrevistas. Os resultados identificaram três redes de hospedagem no Brasil com maior expressão, formadas por hotéis, pousadas e resorts. Foram verificadas características diferenciadas de infraes-trutura e de serviços comercializados entre elas. Estudos futuros sugerem a análise comparativa de indicadores estru-turais presentes em outros segmentos de serviços turísticos, bem como, a influência internacional existente no desen-volvimento das redes turísticas brasileiras.