Resumo: As normas e regulamentos criados e consolidados em sociedade perfazem um conjunto de forças institucionais que pressionam as organizações a buscarem legitimidade em seu setor (Oliver, 1988; Deephouse, 1996). Embora a literatura tenha despedido esforços em identificar as forças que contribuem para o isomorfismo das organizações pertencentes ao setor de serviços, como e hospitais e serviços sociais, ainda há lacunas a serem preenchidas especificamente no que se refere ao setor hoteleiro. Neste sentido, o principal objetivo deste estudo esteve centrado em estabelecer reflexões a respeito da legitimidade na indústria hoteleira e os fatores que determinam sua ocorrência. Metodologicamente, levantamos os estudos seminais e as contribuições recentes na teoria institucional e estratégia em hotelaria. Conclusivamente, nossas premissas de que as principais fontes de pressão institucional de legitimação das organizações hoteleiras, a utilização de mão de obra gerencial e técnica, o atendimento as exigências legais imperativas e facultativas e a imitação das organizações de sucesso, de fato originam-se circunstancialmente de uma ou da combinação de mais das citadas forças.