Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo
Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 7 n. 2 (2013): maio/agosto; 192-208
Palavras-chave:
Turismo cultural; Turismo urbano; Rotas Museológicas; Planejamento De Rotas; Aveiro e Ílhavo
Resumo: Este estudo procura mostrar como é crucial a relação entre recursos culturais e atrações turísticas, passando por uma jornada de transmutação que envolve dois requisitos fundamentais: a necessidade de se contar uma história e de se proporcionar uma experiência única aos consumidores culturais. Um dos produtos mais comummente conhecidos, na relação entre o turismo e a cultura, são as rotas museológicas. Este estudo ex-post facto cria uma dinâmica turístico-cultural através das rotas museológicas e o seu planejamento em áreas urbanas. Tenta-se igualmente englobar as atividades dos museus de Aveiro e Ílhavo de forma a proteger e promover recursos socioculturais e patrimoniais. O principal objetivo consiste na integração de áreas culturalmente próximas, como a tradição, o património, a arte, os costumes, o artesanato, a etnografia e a história, criando um produto turístico-cultural regional mais forte, que designámos por “Rota dos Museus, Memórias e Estórias no Contexto Urbano de Aveiro e Ílhavo”.