ENSAIOS REFLEXIVOS QUESTIONADORES SOBRE A DIMENSÃO PEDAGÓGICA INTRÍNSECA AO TURISMO PERSPECTIVADA NA CONCEPÇÃO DE CIDADE EDUCADORA: O CONTEXTO BRASILEIRO
ENSAIOS REFLEXIVOS QUESTIONADORES SOBRE A DIMENSÃO PEDAGÓGICA INTRÍNSECA AO TURISMO PERSPECTIVADA NA CONCEPÇÃO DE CIDADE EDUCADORA: O CONTEXTO BRASILEIRO
REFLECTIVE QUESTIONING ESSAYS ON THE INTRINSIC PEDAGOGICAL DIMENSION TO TOURISM PERSPECTED IN THE CONCEPTION OF EDUCATING CITY: THE BRAZILIAN CONTEXT
ENSAYOS REFLEXIVOS CUESTIONADORES SOBRE LA DIMENSIÓN PEDAGÓGICA INTRÍNSECA AL TURISMO PREVISTA EN LA CONCEPCIÓN DE CIUDAD EDUCADORA: EL CONTEXTO BRASILEÑO
Turismo pedagógico; Dimensão pedagógica do Turismo; Cidade Educadora; Brasil
Resumo: As Cidades Educadoras, sob o escopo da Asociación Internacional de Ciudades Educadoras (AICE) e da Carta das Cidades Educadoras (2020), assumem como desafio permanente a formação integral de seus habitantes e reconhecem, promovem e exercem papel educador em suas vidas. Abordar o tema “Cidade Educa-dora” remete à busca de seu histórico, seus princípios, suas formas de adesão e atuação, como também de seus responsáveis. O presente artigo, de teor ensaístico, traz a questionamento possibilidades de agregar a essa temática a dimensão pedagógica intrínseca ao turismo, contemplando desdobramentos conceituais e pragmáticos no âmbito do contexto brasileiro.