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O IMPACTO DA GESTÃO DE RECEITAS NO DESEMPENHO DE UM HOTEL EM SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN
 
     O IMPACTO DA GESTÃO DE RECEITAS NO DESEMPENHO DE UM HOTEL EM SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN
     
     


Autor(es):
Araujo Tinoco Cabral, Miguel Angelo
Breno Fernando Tinoco Cabral
Alcedo Pinheiro Galvão


Periódico: Revista Brasileira dos Observatórios de Turismo

Fonte: REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOT; v. 3 n. 2 (2024): Turismo, boas práticas e conexões; 154-170

Palavras-chave:
Gestão de Receitas; Desempenho Financeiro.; Pousadas


Resumo: Este estudo de caso investiga a importância da gestão de receita (Revenue Management - RM) em uma pequena pousada, localizada em São Miguel do Gostoso/RN. O objetivo é analisar como a implementação de práticas de RM pode impactar o desempenho financeiro e operacional, especialmente em relação a indicadores como taxa de ocupação, RevPAR (Receita por Quarto Disponível) e ADR (Tarifa Diária Média). A pesquisa é qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevista e análise de indicadores financeiros antes e depois da adoção de práticas de RM. A pesquisa busca, ainda, comparar outras práticas, avaliando o impacto da adoção dessas ferramentas no setor. A análise dos dados será realizada por meio de técnicas de séries temporais para os dados quantitativos e análise de conteúdo para os dados qualitativos. Após a implementação de estratégias de revenue management, a pousada observou um aumento de 400% no faturamento anual. A taxa de ocupação teve um crescimento de 61,76%, enquanto a diária média aumentou em 50%. O RevPAR também apresentou uma elevação considerável, com um aumento de 75%. Esses resultados demonstram o impacto positivo do revenue management na performance da pousada.