Resumo: Este estudo cartografa o campo teórico-acadêmico da gastronomia, elaborando uma rede-dispositivo baseada na noção de diagnóstico do presente, proposta por Michel Foucault. O objetivo é apresentar o conceito de 'gastronomias', fundamentado nas inter-relações entre o campo teórico e a atuação dos cinco bacharelados em gastronomia oferecidos nas universidades públicas nacionais. Observando a circulação do pensamento sobre gastronomia em espaços de divulgação científica, como periódicos, eventos acadêmicos, livros e fóruns de produção e debate, foi possível captar as composições atuais desse campo. Por meio do método cartográfico, entendido como um espaço coletivo para a produção de dados e intervenções, foi construído um mapa de rede – dispositivo que caracteriza a gastronomia do presente e contextualiza a noção de “gastronomias”. As análises desenvolvem-se a partir de uma perspectiva coletiva, privilegiando as redes de relações e as contradições, agenciamentos e exterioridades que configuram o plano investigativo. Tal abordagem pressupõe uma participação implicada no campo, enfatizando as forças que atuam sobre ele, e finaliza demonstrando que o saber é forjado pelas práticas teórico-acadêmicas em ação, que vêm construindo o que desejam para as gastronomias do presente.