Resumo: As interseções entre hospitalidade, sustentabilidade e decolonialidade na alimentação levantam questões sobre o papel da gastronomia no mundo contemporâneo e incitam a busca por construir alternativas que incluam práticas e conhecimentos tradicionalmente ignorados ou subestimados. O presente artigo propõe o compartilhamento de uma experiência pedagógica inovadora em gastronomia e hospitalidade a partir do relato crítico das etapas de concepção, planejamento e execução de um jantar decolonial. Conceito, critérios de seleção dos participantes, cardápio, aquisição de insumos, ornamentação e ambientação do espaço, planejamento e organização do evento foi realizada por docentes e discentes de três disciplinas do curso de bacharelado em Gastronomia da UFRJ. Foram convidados 18 membros de diferentes cargos da universidade. O jantar foi composto por 8 preparações acompanhadas de bebidas criadas pelos alunos com base nos temas abordados em sala de aula. A ambientação utilizou materiais naturais, elementos decorativos com baixo impacto ambiental e uma estética alinhada aos princípios decoloniais. Uma mestre de cerimônias conduziu todo o evento. Cada prato era apresentado pelo grupo criador explicitando a valorização aos insumos e a sustentabilidade. A hospitalidade foi o fio condutor desta atividade pedagógica que se provou uma potente alternativa na formação crítica de estudantes de gastronomia.