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Hospitalidade, sustentabilidade e decolonialidade: por uma práxis pedagógica crítica na formação em gastronomia
 
     Hospitalidade, sustentabilidade e decolonialidade: por uma práxis pedagógica crítica na formação em gastronomia
     Hospitality, sustainability and decoloniality: towards a critical pedagogical praxis in gastronomy graduation
     Hospitalidad, sostenibilidad y descolonialidad: hacia una praxis pedagógica crítica en la formación en gastronomía


Autor(es):
Costa, Aline Gomes
Minuzzo, Daniela Alves
Passos, Maria Eliza Assis dos
Bursztyn, Ivan
Cnop, Mara Lima de


Periódico: Revista Hospitalidade

Fonte: Revista Hospitalidade; v. 21 (2024): Revista Hospitalidade; 514-549

Palavras-chave:
evento gastronômico; práticas interdisciplinares; insumos locais; culinária; comensalidade


Resumo: As interseções entre hospitalidade, sustentabilidade e decolonialidade na alimentação levantam questões sobre o papel da gastronomia no mundo contemporâneo e incitam a busca por construir alternativas que incluam práticas e conhecimentos tradicionalmente ignorados ou subestimados. O presente artigo propõe o compartilhamento de uma experiência pedagógica inovadora em gastronomia e hospitalidade a partir do relato crítico das etapas de concepção, planejamento e execução de um jantar decolonial. Conceito, critérios de seleção dos participantes, cardápio, aquisição de insumos, ornamentação e ambientação do espaço, planejamento e organização do evento foi realizada por docentes e discentes de três disciplinas do curso de bacharelado em Gastronomia da UFRJ. Foram convidados 18 membros de diferentes cargos da universidade. O jantar foi composto por 8 preparações acompanhadas de bebidas criadas pelos alunos com base nos temas abordados em sala de aula. A ambientação utilizou materiais naturais, elementos decorativos com baixo impacto ambiental e uma estética alinhada aos princípios decoloniais. Uma mestre de cerimônias conduziu todo o evento. Cada prato era apresentado pelo grupo criador explicitando a valorização aos insumos e a sustentabilidade. A hospitalidade foi o fio condutor desta atividade pedagógica que se provou uma potente alternativa na formação crítica de estudantes de gastronomia.