Fonte: Revista Hospitalidade; v. 21 (2024): Revista Hospitalidade; 733-760
Palavras-chave:
comensalidade digital; netnografia; mesa posta; promoção da saúde; mídia social
Resumo: Com base em netnografia realizada em uma comunidade virtual no Facebook composta por mulheres que compartilham saberes e práticas ao redor da “mesa posta”, buscou-se analisar e descrever as formas de comensalidade praticadas, seja presencialmente ou virtualmente, e sua relação com a saúde. A comunidade configura-se pelo compartilhamento de fotos das mesas postas e decoradas para as refeições realizadas em casa, principalmente com a família. O ato de fotografar costuma ocorrer antes das refeições, já que o uso de dispositivos móveis durante a partilha da refeição é considerado como violação das boas maneiras à mesa. A prática da mesa posta foi reconhecida como um ato de hospitalidade e de incentivo à comensalidade tradicional, fortalecendo as relações humanas por meio da comida a ser partilhada. Durante a pandemia de covid-19, as mulheres relataram praticar outras formas digitais de comensalidade, tais como a participação em refeições remotas, e reconheceram a importância da comunidade para sua saúde mental devido às amizades feitas, ao prazer em montar uma mesa e pelos elogios recebidos. A frequência de mesas temáticas relacionadas aos meses de conscientização para prevenção de doenças, como o “setembro amarelo”, demonstrou ser uma estratégia potente para comunicação em saúde nos lares, tornando essas mulheres multiplicadoras das ações.