Fonte: Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território ; v. 12 n. 1 (2024); 76-93
Palavras-chave:
Avaliação de Desempenho; Tecnologia da Informação e Comunicação; E-HRM; E-performance; Hotelaria
Resumo: A avaliação de desempenho é uma prática que está localizada no centro dos processos de gestão de pessoas, verificando as potencialidades do colaborador, fornecendo feedback e propondo melhorias. Esses processos vêm se modernizando, à medida que incorporam recursos de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). O presente estudo tem como objetivo analisar os impactos das TICs na avaliação de desempenho (e-performance) no setor hoteleiro. Foi realizado um estudo exploratório e qualitativo com dez empreendimentos situados em Natal (RN, Brasil). A coleta de dados foi realizada a partir de entrevista com gestores de pessoas de hotéis e os dados foram tratados por meio da análise de discurso do sujeito coletivo. Os resultados evidenciam processos de avaliação de desempenho, em grande parte, tradicionais e pouco aparato da tecnologia. Ela acontece, especialmente pelo superior imediato e de forma vertical, ou seja, de “cima para baixo”. Quanto a frequência, acontece de forma semestral ou anual e os processos são diferentes entre níveis e cargos do empreendimento. Em alguns hotéis é possível visualizar o papel da tecnologia para integração da avaliação de desempenho a outros processos de gestão de pessoas, favorecendo uma transição de carreira e uma política de desenvolvimento de pessoas. Por fim, visualiza-se que além de existir questões culturais que interferem no processo, antes de implementar a tecnologia para avaliações, é necessário que as organizações disponham de uma cultura e planejamento para tais práticas.