Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 26 (2024); e20038
Palavras-chave:
cinema; segmentação de mercado; turismo cinematográfico; bacurau
Resumo: O turismo cinematográfico surge como a influência de produções audiovisuais no momento em que os turistas escolhem seus destinos. As obras que são geradas pelo cinema atraem os viajantes, tendo o poder de transformar locais em destinos turísticos. Este estudo tem como objetivo principal entender as condições do turismo cinematográfico na Barra, localizada em Parelhas, no Rio Grande do Norte, onde foi gravada a maior parte das cenas do filme Bacurau (2019). Possui como objetivos específicos: compreender historicamente o filme Bacurau e a comunidade da Barra; caracterizar os elementos fílmicos com potencial para o turismo cinematográfico e propor práticas de turismo cinematográfico passíveis de serem desenvolvidas. A metodologia caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de caráter exploratório-descritivo. Desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e documental, além de uma pesquisa de campo, com uso de instrumento diagnóstico, observações e entrevistas. Como resultado, observou-se o potencial da comunidade da Barra para atender ao turismo cinematográfico, com apresentação de ideias voltadas à visitação a partir dos elementos fílmicos, reconhecendo, contudo, a necessidade de um planejamento e de investimentos públicos, além da capacitação profissional, com vistas à captação de turistas e à estruturação de um roteiro de turismo cinematográfico.