Publicações de Turismo
Nova busca:        


O Surgimento e Evolução da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) no Turismo, Hospitalidade e Áreas Correlatas: Uma Análise Bibliométrica da Literatura
 
     O Surgimento e Evolução da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) no Turismo, Hospitalidade e Áreas Correlatas: Uma Análise Bibliométrica da Literatura
     The Emergence and Evolution of Corporate Social Responsibility (CSR) in Tourism, Hospitality and Related Areas: A Bibliometric Analysis of Literature
     


Autor(es):
de Lima, Anderson Antônio
Ribeiro, Thiago de Luca Santana
De Oliveira, Marcos Antônio Maia Lávio


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 9 n. 1 (2024): v.9, n.1, 2024

Palavras-chave:
Responsabilidade Social Corporativa; Turismo; Hotelaria; Análise bibliométrica


Resumo: O objetivo Apesar da importância da responsabilidade social corporativa (RSC) no campo do turismo e em áreas correlatas, até o nosso melhor conhecimento, não há artigos bibliométricos ou revisionais que buscaram compreender as raízes teóricas-temáticas da responsabilidade social corporativa (RSC) e as trilhas atuais do constructo em relação às suas fronteiras. Neste sentido, visando atuar neste gap, realizamos um estudo bibliométrico com análises de cocitação e de acoplamento bibliográfico. O objetivo, portanto, foi analisar as bases conceituais que sustentam as pesquisas em responsabilidade social corporativa e as fronteiras do conhecimento atual sobre o tema. Seguimos como protocolo as recomendações de Zupic & Cater (2015), que atualmente é referência principal quando se trata de bibliométricos. A coleta de dados foi realizada na Web of Science restringindo a artigos científicos em inglês publicados até 2022 dentro das categorias turismo, hospitalidade, lazer, gestão, negócios e economia. Nossa amostra final foi de 361 artigos científicos. Apresentamos resultados descritivos e mapeamentos gráficos. Nossos resultados descritivos incluíram evolução de trabalhos por ano e publicações por periódico. Nossos mapeamentos gráficos foram divididos em mapa de análise de cocitação e mapa de acoplamento bibliográfico. Entre nossos principais resultados, identificamos que as pesquisas sobre responsabilidade social corporativa nestes campos tiveram um crescimento exponencial entre os anos de 2019 e 2021, ou seja, durante a pandemia de Covid-19, é compreensível uma vez que organizações que atuam nestas áreas foram mais severamente afetadas pelas restrições impostas pela pandemia quando comparamos com outros segmentos do mercado. O mapa de cocitação apresentou 4 clusters. O mapa de pareamento bibliográfico, por sua vez, apresentou 5 clusters. Nossas descobertas constataram que os estudos sobre responsabilidade social corporativa (RSC) enfatizaram analisar a temática apenas no campo da hotelaria, utilizando como unidade de análise hotéis ou redes hoteleiras internacionais, levando a necessidade de estudos futuros sobre a temática mais abrangentes