Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo
Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 2 n. 4 (2008); 102-123
Palavras-chave:
Turismo e Hotelaria. Meios de hospedagem. Mercado pet. Características e tendências. São Paulo (cidade)/Brasil.
Resumo: Pesquisa exploratório-descritiva acerca da Hotelaria para cães e gatos na cidade de São Paulo, a fim de demonstrar as características e tendências e contribuir para os estudos aplicados sobre esse segmento turístico. Inicialmente enfoca o chamado “mercado pet”, apresentando um breve contexto com dados gerais no mundo, e a evolução da hotelaria para animais no Brasil. Em seguida, trata da hospedagem para animais de estimação, a partir de dados sobre diferentes meios de hospedagem e suas características peculiares, e da visão de gerentes de hotéis que aceitam animais de estimação junto com os hóspedes e de proprietários de animais de estimação na zona sul dessa cidade. Os resultados obtidos indicam um segmento de mercado em ascensão em dois sub-segmentos: meios de hospedagem para animais e hotéis que aceitam animais junto com seus hóspedes. A oferta de produtos e serviços hoteleiros indica a incorporação do conceito de hospitalidade, a diversificação da oferta, a necessidade de profissionais capacitados e o desenvolvimento de sistemas administrativos e gerenciais específicos, considerando, hábitos, necessidades e expectativas dos donos de animais, ao lado das características de cada tipo de animal em particular.