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Comunicação e mídia: os “jogos” para além do jogo no futebol Português
 
     Comunicação e mídia: os “jogos” para além do jogo no futebol Português
     Media and communication: the “games” beyond the match in Portuguese football
     Comunicación y medios: los “partidos” más allá del partido en el fútbol Portugués


Autor(es):
Quintela, José de Lemos


Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 13 n. 2 (2024): (maio/ago.); 358-391

Palavras-chave:
Comunicação; influencia; Futebol; Midia; Soft Power; Comunicação e Futebol


Resumo: ResumoObjetivo do estudo: Analisando a relação entre a comunicação e a mídia, com o futebol, o objetivo é identificar os 'jogos' além do jogo no gramado e explorar como esses 'jogos' se manifestam e se caracterizam, segundo os atores relevantes no campo futebolístico e midiático, além de entender, na perspectiva dos entrevistados, se e como esses 'jogos' podem influenciar o jogo principal.Metodologia/abordagem: O estudo é qualitativo e exploratório. Realizaram-se entrevistas em profundidade, não estruturadas, a atores relevantes do fenômeno futebolístico, objeto posterior de análise de conteúdo, através de núcleos de sentido e de análise categorial temática.Originalidade/Relevância: Apesar da centralidade social e midiática que o futebol detém em Portugal, isso não se traduz proporcionalmente nos estudos realizados, contribuindo esta pesquisa para o conhecimento de uma área acadêmica ainda pouco explorada. Principais resultados: A ideia de “jogos”, organiza-se em torno de três pilares: o poder e influência da “Comunicação e Mídia”; a magnitude do futebol, o “Esporte Rei”; e a integridade esportiva, a “Verdade Esportiva”. Este artigo é centrado na “Comunicação Meídia”, com os resultados a indicarem uma maior profissionalização dos clubes, alavancados na digitalização e tentativas de condicionamento do jogo, no espaço midiático, mas sem evidências da sua eficácia. Admite-se a hipótese que caraterísticas intrínsecas de árbitros ou jogadores, possam, mesmo que inconscientemente, ser suscetíveis de condicionar o seu desempenho num jogo.Contribuições teóricas/metodológicas: Contribui-se, abrindo pistas para futuros estudos, com a identificação de diversas dimensões, que podem influenciar a percepção do jogo e do futebol, enquanto fenômeno multidimensional.