Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo
Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 2 n. 4 (2008); 28-53
Palavras-chave:
Turismo. Ilhéus. Bahia. Desenvolvimento. Brasil.
Resumo: Este texto se propõe a discutir alguns aspectos relacionados à atividade turística na cidade de Ilhéus, localizada no litoral sul da Bahia, centrando-se especialmente nas relações que os empresários ligados à atividade turística estabelecem com o lugar e de que modo tais relações influenciam o próprio sistema turístico local. As investigações foram norteadas por uma metodologia qualitativa, baseada na coleta de dados com vistas à descrição etnográfica. Utilizou-se como técnicas de investigação a observação participante, a aplicação de entrevistas semiestruturadas e não-estruturadas junto a usuários e gestores públicos e privados e a aplicação de questionários em estabelecimentos de alojamento. De acordo com os resultados da investigação, o gap entre os recursos disponíveis e os atrativos efetivamente formatados para o turismo na cidade, bem como a incipiência das ações públicas e as deficiências do setor privado no turismo local representam apenas sintomas – e não causas – de um problema cujo fulcro se encontra na invisibilidade do turismo enquanto atividade produtiva e vetor de desenvolvimento sócio-econômico desde o ponto de vista do poder público.