Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 35 (2024): fluxo contínuo de publicação; 38-60
Palavras-chave:
Turismo; Cocriação; Satisfação; Planejamento de viagem; Intenção de compra
Resumo: A integração da Internet com outras tecnologias teve um impacto profundo nas relações de consumo na indústria do turismo e da hospitalidade, permitindo a desintermediação e o acesso direto dos consumidores aos prestadores de serviços. Nesse cenário desafiador, as agências de viagens podem adaptar estrategicamente os serviços turísticos e proporcionar experiências memoráveis, envolvendo os consumidores na cocriação de seus itinerários de viagem. Esta pesquisa testa as hipóteses de que o envolvimento em um processo de cocriação com um prestador de serviços turísticos afeta positivamente a satisfação do consumidor e a intenção de compra. Foi realizado um estudo experimental para avaliar isso, e os resultados suportaram as hipóteses. Além disso, são fornecidas implicações práticas para agentes de viagens que operam tanto online quanto offline, a fim de melhorar sua competitividade incorporando processos de cocriação em suas rotinas, o que pode aumentar o valor percebido pelos consumidores.