Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 34 (2023): fluxo contínuo de publicação; 238-257
Palavras-chave:
Inovação; Turismo; Diagnóstico; Planejamento estratégico; Meio de hospedagem
Resumo: Com vista a suprir lacunas nos campos práticos e acadêmicos, este estudo de caso tem como objetivo, investigar concepções e práticas potencializadoras de inovação no contexto de uma pousada situada no município de Luís Correa, (Piauí), de forma a sinalizar estratégias capazes de inspirar empreendedores e stakeholders do setor. Valendo-se de uma abordagem qualitativa e respeitando questões éticas, a pesquisa contou com a realização de entrevista em profundidade (gravada e transcrita) com o proprietário da empresa caso, no mês de julho de 2023, tendo sido conduzida por um roteiro semiestruturado de questões, elaborado com base na revisão da literatura. Os dados foram analisados, seguindo recomendações da técnica de análise de conteúdo. Como principais resultados, percebeu-se que o conceito de inovação na percepção do empresário está alinhado com a literatura e pode ser entendido como a mentalidade capaz de promover novidades, mudanças e melhorias significativas, que trazem realização pessoal e retornos financeiros. Ademais, nos últimos três anos, a empresa implementou novos produtos, na forma de oferta de passeios e roteiros, que promovem os diferenciais do destino em que está situada. Para isso, firmou parcerias com empresas do trade local; também implantou ações capazes de reduzir custos e adotou software de gestão integrada. Uma matriz realçando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do empreendimento foi desenvolvida em conjunto com o empresário, a fim de orientar a elaboração de um plano de ação. Finalmente, a partir do caso estudado, sugere-se uma lista de ações que podem ser seguidas por empreendimentos de hospedagem.