Publicações de Turismo
Nova busca:        


A incorporação de disposições para a gestão de academias: retrato sociológico de um professor-profissional de educação física
 
     A incorporação de disposições para a gestão de academias: retrato sociológico de um professor-profissional de educação física
     The incorporation of provisions for the management of academies: sociological portrait of a physical education teacher-professional
     La incorporación de disposiciones para la gestión de academias: retrato sociológico de un docente-profesional de educación física


Autor(es):
Ferraz, Sênior Felipe Mayer
Alves , Denise Fick
Lima, Leonardo Silva de
Myskiw, Mauro


Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 13 n. 1 (2024): jan./abr.; 137-164

Palavras-chave:
Disposições; Gestão; Academias; Retrato sociológico


Resumo: Objetivo do estudo: Compreender trajetórias de incorporação e de atualização de disposições para a gestão de Academias, fazendo isso através de descrições e de análises da trajetória de vida de 1 professor-profissional de Educação Física.Metodologia/abordagem: A presente pesquisa teve uma abordagem qualitativa, norteada pelos pressupostos e conceitos constantes da sociologia disposicionalista. Foi desenvolvido o retrato sociológico de um professor-profissional de Educação Física proprietário/sócio de academias, com quem realizamos 4 entrevistas. Em termos de análises das disposições, o retrato apresentado contemplou elementos diacrônicos e sincrônicos.Originalidade/Relevância: O trabalho se destaca por tratar de questões já presentes no debate acadêmico, porém olhando para a trajetória individual de um professor-profissional gestor, não apenas identificando disposições caras à gestão, mas mapeando as matrizes de socialização em que elas são incorporadas e atualizadas.Principais resultados: Identificamos 3 disposições nutridas pelo professor-profissional gestor (propensão para a centralização do trabalho; a propensão para as relações de cuidado e ensino; e a propensão para mediação de distintas realidades) na gestão das academias, como também analisamos os contextos de socialização em que essas disposições foram incorporadas e atualizadas. Contribuições teóricas/metodológicas: Os dados, as análises e as discussões nos possibilitaram pensar, em termos de matrizes de socialização, numa formação multirreferenciada e aberta do professor-profissional de Educação Física como gestor.