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Consumo de experiências colecionáveis em diferentes destinos turísticos
 
     Consumo de experiências colecionáveis em diferentes destinos turísticos
     Consumption of collectible experiences in different tourist destinations
     Consumo de experiencias colecionadas en diferentes destinos turísticos


Autor(es):
Silva, Maria Natalia Ferreira da
Costa, Marconi Freitas da


Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 13 n. 1 (2024): jan./abr.; 29-56

Palavras-chave:
Consumo de experiências colecionáveis; Diferentes destinos turísticos; Orientação para a produtividade; Busca por mudança; Materialismo


Resumo: Objetivo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar se a orientação para a produtividade, a busca por mudanças e o materialismo influenciam o consumo de experiências colecionáveis em diferentes destinos turísticos.Desenho/metodologia/abordagem: Foi necessário realizar uma pesquisa quantitativa, de corte transversal único, com amostragem não probabilística por conveniência. Para coletar os dados, foi adotado um questionário online utilizando a técnica de bola de neve. A amostra conta com 601 participantes e os dados foram analisados por meio de Modelagem de Equações Estruturais. Uma pesquisa online foi realizada durante um período de 7 dias, começando em 12 de outubro de 2020 e terminando em 18 de outubro de 2020 para analisar e interpretar os dados coletados na pesquisa.Originalidade: Os achados desta investigação mostram que os indivíduos que coletam experiências turísticas são orientados para a produtividade, ou seja, preocupam-se em usar o tempo de forma produtiva e realizar o máximo de atividades que puderem, como poder visitar muitos destinos turísticos no menor tempo possível.Resultados: Os resultados indicam que existe uma influência positiva da orientação para a produtividade e da busca por mudança no consumo de experiências colecionáveis em diferentes destinos turísticos. Isso mostra que os indivíduos querem visitar novos lugares, ter experiências diferentes ao mesmo tempo em que otimizam o seu tempo e mudam a sua rotina. Contribuições teórico-metodológicas: A orientação para a produtividade influencia positivamente a busca por mudanças. Por sua vez, destaca-se que o materialismo não exerce influência positiva no consumo das experiências supracitadas.