Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review
Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 13 n. 1 (2024): jan./abr.; 29-56
Palavras-chave:
Consumo de experiências colecionáveis; Diferentes destinos turísticos; Orientação para a produtividade; Busca por mudança; Materialismo
Resumo: Objetivo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar se a orientação para a produtividade, a busca por mudanças e o materialismo influenciam o consumo de experiências colecionáveis em diferentes destinos turísticos.Desenho/metodologia/abordagem: Foi necessário realizar uma pesquisa quantitativa, de corte transversal único, com amostragem não probabilística por conveniência. Para coletar os dados, foi adotado um questionário online utilizando a técnica de bola de neve. A amostra conta com 601 participantes e os dados foram analisados por meio de Modelagem de Equações Estruturais. Uma pesquisa online foi realizada durante um período de 7 dias, começando em 12 de outubro de 2020 e terminando em 18 de outubro de 2020 para analisar e interpretar os dados coletados na pesquisa.Originalidade: Os achados desta investigação mostram que os indivíduos que coletam experiências turísticas são orientados para a produtividade, ou seja, preocupam-se em usar o tempo de forma produtiva e realizar o máximo de atividades que puderem, como poder visitar muitos destinos turísticos no menor tempo possível.Resultados: Os resultados indicam que existe uma influência positiva da orientação para a produtividade e da busca por mudança no consumo de experiências colecionáveis em diferentes destinos turísticos. Isso mostra que os indivíduos querem visitar novos lugares, ter experiências diferentes ao mesmo tempo em que otimizam o seu tempo e mudam a sua rotina. Contribuições teórico-metodológicas: A orientação para a produtividade influencia positivamente a busca por mudanças. Por sua vez, destaca-se que o materialismo não exerce influência positiva no consumo das experiências supracitadas.