Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 27 n. 1 (2024): março; 83-118
Palavras-chave:
Gênero; Atividades de lazer; Professores e professoras
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar as relações entre questões de gênero e as práticas de lazer de professores e professoras de Educação Física (EF) das escolas públicas de Sete Lagoas, na pandemia. Utilizou-se como procedimentos metodológicos: questionário semiaberto via Google Forms e entrevista semiestruturada. Constatou-se que o gênero se configurou enquanto elemento de diferença de oportunidade e usufruto do tempo, espaço e experiências de lazer, em especial no caso das professoras que se identificaram como sexo feminino, mulheres cis e heterossexuais e dos professores que autodeclararam gays, sexo masculino e homens cis. No que se refere às práticas de lazer dessas pessoas, constatou-se a predominância de atividades relacionadas ao interesse virtual, como, por exemplo, o uso de redes sociais como Facebook, Instagram, WhatsApp e TikTok, bem como a utilização de plataformas digitais como Netflix e Prime Vídeo.