Publicações de Turismo
Nova busca:        


Lazer, Gênero e Pandemia: Percepções e Práticas de Professores e Professoras de Educação Física de Sete Lagoas Minas Gerais
 
     Lazer, Gênero e Pandemia: Percepções e Práticas de Professores e Professoras de Educação Física de Sete Lagoas Minas Gerais
     Leisure, Gender and Pandemic: Perceptions and Practices of Physical Education Teachers in Sete Lagoas Minas Gerais
     


Autor(es):
Abreu, Fernanda Santos de
Chaves, Elisângela


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 27 n. 1 (2024): março; 83-118

Palavras-chave:
Gênero; Atividades de lazer; Professores e professoras


Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar as relações entre questões de gênero e as práticas de lazer de professores e professoras de Educação Física (EF) das escolas públicas de Sete Lagoas, na pandemia. Utilizou-se como procedimentos metodológicos: questionário semiaberto via Google Forms e entrevista semiestruturada. Constatou-se que o gênero se configurou enquanto elemento de diferença de oportunidade e usufruto do tempo, espaço e experiências de lazer, em especial no caso das professoras que se identificaram como sexo feminino, mulheres cis e heterossexuais e dos professores que autodeclararam gays, sexo masculino e homens cis. No que se refere às práticas de lazer dessas pessoas, constatou-se a predominância de atividades relacionadas ao interesse virtual, como, por exemplo, o uso de redes sociais como Facebook, Instagram, WhatsApp e TikTok, bem como a utilização de plataformas digitais como Netflix e Prime Vídeo.