Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo
Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 2 n. 1 (2008); 113-133
Palavras-chave:
Turismo. Planejamento. Docência em Turismo. Ensino Superior. Mercado de Planejamento Turístico.
Resumo: O presente trabalho é fruto de uma pesquisa realizada com os professores da disciplina de Planejamento Turístico dos cursos superiores de Turismo de Curitiba e as conseqüentes reflexões sobre os resultados. Os objetivos principais desta pesquisa foram conhecer o perfil dos professores e sua opinião sobre Planejamento Turístico a fim de levantar a situação atual da disciplina e buscar relações entre os conteúdos e métodos aplicados nas diferentes Instituições de Ensino Superior e a visão dos respondentes acerca da atuação dos egressos no mercado de trabalho. A pesquisa baseou-se em método qualitativo, tendo como instrumento entrevistas pessoais individuais, e por não buscar confirmação de hipóteses previamente estabelecidas, tratou-se de um estudo exploratório. As principais conclusões dizem respeito às distintas denominações que possuem as IES; destacam a superioridade de carga-horária da UFPR em relação às instituições privadas; a relação do Planejamento Turístico com as políticas públicas; o caráter teórico-prático do ensino da disciplina; a limitação bibliográfica recente e o baixo interesse dos egressos pela atuação na área.