Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 26 n. 4 (2023): dezembro; 82-106
Palavras-chave:
Brincadeiras; Desenho infantil; Infância
Resumo: O objetivo do estudo é analisar as brincadeiras preferidas de crianças por meio da interpretaça?o de desenhos infantis. A brincadeira e? considerada uma atividade típica da infa?ncia, atribui?da de significac?a?o social. O desenho, por sua vez, é uma expressão das crianças que possibilita a produção de sentidos e significados às suas experiências. Os desenhos foram produzidos por crianças do Ensino Fundamental de três escolas públicas, localizadas em Brasília, Campinas e São Luís. A análise ocorreu por meio da classificação e interpretação das brincadeiras desenhadas. Conclui-se que as crianças evidenciaram a preferência por brincadeiras tradicionais. Entretanto, as atividades esportivas e os elementos midiáticos também foram representados, demonstrando diversidade de padrões culturais nas práticas lúdicas infantis.