Fonte: Revista Mangút: Conexões Gastronômicas; v. 3 n. 2 (2023): Gênero e Gastronomia; 120-138
Palavras-chave:
Gastronomia; Gênero; Mercado cervejeiro; Mercado de trabalho; Paraíba.
Resumo: O ramo da alimentação é marcado por gênero! Este estigma é evidente, inclusive, no mercado cervejeiro frente às divergências sociais, como o histórico afastamento forçado de mulheres da produção, uma destinação da fabricação de cerveja à responsabilidade masculina e à sua dominação neste campo, as poucas mulheres fabris, etc. Objetiva-se constatar as questões de Gênero nas Cervejarias Paraibanas registradas no MAPA, tanto na posição de empregador/a quanto de colaborador/a, identificar a presença e ocupação de minorias sociais, quantificando-as e traçar um atual perfil panorâmico. Esta pesquisa é quantitativa, de natureza básica, objetivo exploratório, procedimento bibliográfico e de campo, com instrumento de coleta via questionário eletrônico. Na pesquisa in loco, toma-se como amostragem a snowball iniciada com as cervejarias registradas no Estado. Os dados foram sistematizados e analisados levando em consideração os marcadores culturais expostos. Assim, a força social é composta por: 80% de homens cis brancos heterossexuais, e 20% de mulheres cis, parda e indígena, heterossexuais. Quanto ao gênero da força laboral: 78% são homens cis, 16% são mulheres cis e 6% sem identificação.